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Apr 3, 2025

Otimismo cauteloso no equilíbrio da tecnologia e ideologia

 

 

A indústria global de Relações Públicas (RP) está num momento de mudanças profundas. A incerteza económica e as pressões financeiras persistem ao mesmo tempo que surge um desafio mais profundo: navegar pelas mudanças geopolíticas sísmicas que ameaçam remodelar a ordem global.

Num mundo onde o discurso político influencia cada vez mais a comunicação empresarial e onde a desinformação se espalha com uma rapidez alarmante, impera a necessidade de uma liderança ética e o valor cada vez maior da consultoria estratégica.

Sem esquecer o papel crescente da IA, as RP de todo o mundo continuam a adaptar-se, a inovar e a investir num futuro definido pelo avanço tecnológico e pela polarização ideológica.

O recente International Communicatios Consultancy Organization (ICCO) World PR Report 2024-2025 destaca desafios e oportunidades que moldam o setor, pautado pela necessidade imperativa de proatividade e de equilíbrio entre a eficiência e credibilidade.

O relatório assinala que existe um otimismo cauteloso dos profissionais de RP, com a maioria a acreditar num crescimento do mercado. Mas orçamentos limitados e exigências de valor mensurável forçam as agências a demonstrar impacto estratégico.

A esmagadora maioria da indústria de RP usa IA e quase metade dos seus responsáveis considera-a a ferramenta mais crítica para o futuro. Mas a propagação de desinformação através da IA representa um grande desafio ético.

Como a comunicação empresarial refle cada vez mais a linguagem e o tom da generalidade do discurso político, o potencial de desinformação para influenciar as narrativas públicas é mais significativo do que nunca.

Mas é nos serviços de assuntos públicos, impulsionados pelo ambiente político e regulamentar instável que reflete a necessidade crescente de orientação especializada, que estão as principais áreas impulsionadoras do crescimento, e da necessidade, quase imperiosa, de serviços de RP, em especial a consultoria estratégica e a construção da reputação corporativa.

Aqui, os clientes continuam a dar prioridade as questões como as alterações climáticas, diversidade e tecnologia responsável, o que exige estratégias de RP alinhadas com estes valores e ainda com os desafios da atração e retenção de talentos.

Estas tendências sublinham o papel essencial que os profissionais de RP desempenham para ajudar as organizações a navegar não só pelas forças do mercado, mas também pelas complexidades de um ambiente geopolítico fraturado, assegurando que os avanços tecnológicos defendam a verdade e a transparência.

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