A Comunicação Pública tem como princípios básicos a transparência, o acesso à informação de interesse público/coletivo, a interação do cidadão com os órgãos públicos, a provedoria e a promoção da cidadania e da democracia.
Esta é fundamental para identificar dinâmicas sociais, definindo conceitos e eixos para uma ação pública coerente e integrada que promova e valorize o interesse público. A qualificação, formulação e implementação de políticas públicas, orientando a administração para uma gestão mais eficiente, garantindo a participação coletiva na definição, implementação, monitorização, controle e viabilização, avaliação e revisão das políticas e ações públicas são outros fundamentos da comunicação pública.
A Comunicação Pública deve ainda atender às necessidades dos cidadãos e dos diferentes atores políticos de forma a obter e divulgar informação e opinião, garantindo a pluralidade no debate público e estimulando uma cidadania consciente, ativa e solidária. Para além disso deverá melhorar a compreensão sobre o funcionamento do setor público, qualificando a interação com a gestão e a execução dos serviços públicos e avaliando a execução das ações de interesse coletivo.
Um dos principais desafios da Comunicação Pública é a sua segmentação, uma vez que os públicos são amplos e diversificados, o que obriga a uma constante adaptação da mensagem de forma a que este seja clara, precisa, transparente e que chegue a todos. Outro desafio é a profissionalização, uma vez que exige formação, com visão estratégica e sentido de serviço e entrega.
Comunicar bem uma ação pública requer estratégia e ter em atenção o contexto e o impacto no público-alvo. Trabalhando estes pontos previamente cria-se uma relação mais próxima e uma comunicação com a qual o cidadão se identifique. Dependendo do momento e daquilo que está a ser comunicado, técnicas de gestão de crise podem ajudar.
Muitas vezes a forma como os conteúdos são divulgados é muito distante do dia a dia das pessoas. Tornar o discurso mais acessível (traduzindo termos técnicos e apresentando dados e exemplos práticos) é a melhor forma de garantir que aquilo que se quer comunicar é compreendido.
O tempo em que a Comunicação Pública era algo formal e distante do cidadão já passou. Hoje em dia exige-se a utilização de vários formatos e a da comunicação integrada como ferramenta para criar relevância e identidade perante a opinião pública. Redes sociais, podcasts, lives e o outras formas de engajamento multimédia são tendências que vieram para ficar e que complementam a produção de conteúdo, que tem de ser relevante e monitorizado.