A grande dimensão e a complexidade do objetivo da função de Relações Públicas numa organização, podem ser esclarecidas com uma abordagem sobre quais as funções de um profissional desta área.
O profissional desta área tem como ponto essencial trabalhar na gestão da comunicação de toda a envolvente comunicacional da organização, de forma a procurar um equilíbrio entre o interesse da empresa e os seus diversos públicos e stakeholders.
Algumas das funções de gestão da comunicação passam por:
- Pesquisar- O estudo da opinião e comportamento dos públicos de forma a usar essas informações para refletir no que pode ser feito e planear;
- Assessoria – A orientação aos diversos setores da organização; a sugestão de políticas e posicionamento adequados diante dos públicos;
- Coordenar – Orientar equipas, assumir responsabilidades, de forma a auxiliar na compreensão da comunicação;
- Planear – No presente aquilo que se quer no futuro e acompanhar todo o processo desse planeamento, para que seu objectivo seja alcançado;
- Executar – A produção dos programas de comunicação e as diversas ferramentas de Relações Públicas das empresas com seus públicos
- Avaliar – Uso de instrumentos que controlem e apresentem os resultados das ações feitas de forma a apresentar valores.
É através destas ações que o profissional de Relações Públicas promove a comunicação dentro das organizações.