Burger King
A ousadia sempre foi, e será cada vez mais, uma das mais importantes características das boas campanhas de comunicação, e os resultados falam por si.
Vejamos um exemplo. Sabemos que a marca Burger King tem uma rivalidade ancestral com a MacDonald’s mas foi a ousadia das últimas campanhas de marketing que a posicionou e a trouxe de novo às luzes da ribalta.
Campanha #WhopperDetour
Em dezembro de 2018 e através de uma utilização inteligente de social media (mais especificamente do Twitter) a Burger King deu o pontapé de saída na campanha #WhopperDetour com um simples tweet que referia algo como “voltamos em breve, vamos ao Macdonald’s” publicado com a conta oficial da marca. No mínimo curioso, certo?
Após alguma polémica à volta da situação e com algumas vozes que se levantaram para afirmar que a conta oficial da Burger King tinha sofrido um ataque por parte de hackers a marca esclareceu algumas horas mais tarde, que se tratava “apenas” de uma nova campanha, que divulgava alguns vídeos que mostravam clientes a solicitar um #Whopper no serviço drive and go da MacDonald’s e com alguns funcionários bastante confusos.
A campanha #WhopperDetour propunha que os utilizadores da app oficial da marca procedessem à encomenda de um menu pelo irrisório valor de 1 cêntimo.
Porém, para que o pedido fosse validado teria de ser efetuado dentro de um estabelecimento oficial do seu concorrente principal: o McDonald’s ou a menos de 200 metros de distância do mesmo. Após validação, bastaria dirigir-se a um dos restaurantes mais próximos da Burger King e levantar o seu almoço ou jantar por apenas 1 cêntimo.
Esta campanha de ativação foi desenvolvida pela agência FCB New York. Os resultados falam por si e o alcance desta campanha foi enorme. Em apenas nove dias contaram-se cerca de 1 milhão de downloads da app da Burger King e, segundo os responsáveis da marca, o retorno do investimento foi de 37 para 1.
Veja o vídeo promocional da campanha #WhopperDetour aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=CDhC6LsAJgM
Como refere o ditado popular, a criatividade desde sempre se revelou o segredo do negócio e as marcas têm sentido a necessidade de aprender a reinventar-se face a todos os desafios do presente cada vez mais ruidoso e carregado de concorrência digital.