O poder das Relações Públicas e dos jornalistas que trabalham em conjunto é uma força a ter em conta.
Tomemos o caso de Honeywell, uma empresa da Fortune 100 que opera na indústria aeroespacial. No entanto, a marca pautava-se por um desconhecimento generalizado entre o público. Por isso, decidiram mostrar a sua tecnologia a um dos grupos de pessoas mais influentes: os jornalistas.
A empresa escolheu este caminho em vez de abordar diretamente potenciais clientes com estratégias de marketing agressivas. Concentraram-se nos jornalistas, o que faz sentido porque abordá-los diretamente é uma das melhores formas de se dirigirem organicamente ao mercado.
Jornalistas em B2B
Os jornalistas têm de estar tão, ou mesmo mais atentos e informados que os líderes empresariais. Por esta razão, constituíram o melhor público para apresentar a nova tecnologia Wi-Fi in-flight disponibilizada pela Honeywell. Também eles podem usufruir da mesma em contexto de trabalho e para se manterem em contacto. Mais uma vez, o mesmo se aplica aos profissionais empresariais, que se querem manter produtivos, também muitas milhas acima do solo.
Em vez de enviar comunicados de imprensa, a empresa convidou jornalistas para experimentarem a sua tecnologia. A Honeywell lançou o Connected World Tour, com os seus próprios aviões que transportaram jornalistas por todo o mundo. O avião estava totalmente equipado com as mais recentes tecnologias da Honeywell, e todas elas s estavam à disposição dos jornalistas para as experimentarem.
A digressão durou dois meses, transportando mais de 90 jornalistas durante este período. Os membros dos meios de comunicação social vieram de várias publicações, tais como The Atlantic, CNET, Economic Times of India, Financial Times, CNN e CCTV.
Conteúdo, conteúdo e mais conteúdo
Os jornalistas partilharam as suas experiências de voo com o público. Isto teve um efeito imediato e global. A Honeywell conseguiu 106 recortes originais nos meios de comunicação, o que significou uma estimativa de 8,4 mil milhões de impressões nos meios de comunicação. Apresentaram a Connected Aircraft no 52º Salão Aéreo Internacional de Paris. Aqui, os principais decisores tiveram a oportunidade de analisar pessoalmente todas as inovações.
Em três meses, a Honeywell recebeu 76% mais cobertura do que os seus concorrentes, e promoveu a empresa a um papel de thought leadership na indústria. Conseguiram-no ao visarem de forma inteligente o público mais influente, em vez do mais óbvio – os decisores. Porque poucos teriam conhecimento desta viagem de avião se apenas os executivos estivessem presentes.
Nada bate a força combinada das Public Relations e dos jornalistas quando se trata de comunicar os nossos pontos fortes.