Reputação da marca
Neste início da segunda década do século XXI há uma aposta na consolidação e reputação da marca. A Comunicação dá a conhecer a identidade e os valores da empresa a todos os stakeholders.
Num negócio Business to Business (B2B) o cliente é um parceiro com o qual é necessário construir e gerir uma relação de confiança numa perspetiva de médio-longo prazo. A Comunicação deve ser entendida como a gestão de relação com parceiros, criando a reputação desejada, e percecionada como o valor que a marca aporta aos negócios. No B2B a gestão de relações com os stakeholders é também distinta e importa adaptar as táticas a este desafio.
Não comunicar é caro Se o objetivo for o de criar, ou recuperar, notoriedade, a experiência ensina-nos que abdicar de comunicar tem repercussões. A aposta na Comunicação é decisiva para ocupar o espaço no mercado. Uma marca que não comunica é uma marca que se esquece.
Comunicar a identidade e o conhecimento Nas empresas B2B a Comunicação do “conhecimento” que detêm, a designada de Comunicação técnica, é um elemento fundamental que acrescenta valor a todo o processo de negociação e permite distinguir as empresas. Contudo, a Comunicação institucional, ou de identidade, a confiança e a unicidade da empresa é aquilo que permite fechar os negócios.
Comunicar de forma integrada como os stakeholders Chegar não só a novos clientes, mas a todos os stakeholders é, atualmente, o grande desafio. Precisamos de trabalhar a marca e de campanhas de Relações Públicas que expliquem quem somos e porque devem confiar em nós. A proposta de valor tem de ser criativa e disruptiva e uma estratégia de Comunicação deve permitir o contributo dos stakeholders para que haja concordância sobre a melhor forma de se avançar numa ação concertada e uníssona.
Importa (re)avaliar as relações com todos os stakeholders e os canais onde existem mais resultados. A forma de nos relacionarmos mudou com a digitalização das relações. Os canais de comunicação têm de acompanhar esta transformação.
Count on us neste acompanhamento.