A guia essencial
Num mundo em constante metamorfose, é necessário saber adaptar-se e conhecer as tendências que o esperam em 2025. A communication tem-se alterado de forma significativa ao longo dos tempos e a evolução tecnológica teve um grande peso nesta modificação. Neste artigo conhecerá as tendências que se prevêm no mundo da Comunicação para 2025.
A era digital
Cerca de 80% dos consumidores, segundo a McKinsey & Company, exigem uma comunicação digital personalizada em permanência com as empresas. Para se manter numa posição de sucesso no mundo da comunicação, é essencial conhecer as seguintes tendências:
1. Plataformas geridas por IA:
Prevê-se um aumento da automatização dos processos de comunicação, e desta forma, os clientes mostrar-se-ão mais satisfeitos com a rapidez das respostas e personalização das mesmas.
2. Empresa inteligente
Através da IA, em 2025 será possível ter na sua empresa uma melhor fluidez de dados e conexões de algoritmos, analisados em tempo real. Assim, será mais fácil adaptar-se aos comportamentos dos clientes, bem como antecipar problemas e resolvê-los mais rapidamente.
3. A experiência do stakeholder
Os clientes estão cada vez mais exigentes e o mercado mais competitivo. É crucial saber destacar-se na experiência entregue aos seus clientes. Esta deve ser:
- Hiperpersonalizada;
- Fluída;
- Memorável;
- De qualidade consistente.
Com a IA, torna-se mais fácil identificar e aplicar este tipo de experiências, a partir de uma análise dos dados recolhidos de forma mais aprofundada.
Transparência e autenticidade
Contudo, numa era cada vez mais mecanizada, produzida e fria, mostra-se crucial a inclusão destes dois fatores que aproximam os clientes da empresa.
Seguindo os dados apresentados pela Edelman Trust Barometer, cerca de 80% dos consumidores confiam mais em empresas que são transparentes quanto às suas práticas e políticas.
Consciência ambiental
Mas para conquistar os stakeholders, ser transparente não chega.
A responsabilidade ambiental tornou-se, nos últimos anos, um verdadeiro foco de interesse, especialmente entre os mais jovens. Empresas que queiram captar o olhar e criar ligações fortes com uma geração mais jovem, devem responder às demandas deste novo paradigma climático. Desta forma, valorizam a sua reputação e atraem clientes que tenham esses mesmos valores vincados.
Atenção: Não é greenwashing. Os negócios amigos do ambiente têm se mostrado bons negócios, ao longo do tempo.
Resiliência durante tempos incertos
Os conflitos políticos e económicos de 2024 dificilmente se dissiparão em 2025. O mundo, no geral, mostra-se incerto e são nestas condições onde as empresas se desenvolvem ao longo do seu percurso. É necessário mostrar resiliência e flexibilidade numa era de incerteza, ou seja, ter a capacidade de se adaptar e responder ao inesperado.
Ao conhecer o que o aguarda em 2025, poderá defender-se e antecipar-se, passando à frente dos seus concorrentes e criar mensagens que ecoem junto do seu público-alvo. Desta forma, o sucesso será garantido.