For third sector organizations looking for an effective communication strategy, it can seem a challenge to understand how to "think" and act in this context. This is a reality that is necessarily different from the more usual communication processes and is considerably complex when the aim is to integrate complementary actions for different audiences.
The starting point for any communication strategy, not just for organizations of this type, must make use of experience, know-how and skills. If, on the one hand, experience can be drawn directly from the activities carried out by the organization's staff and volunteers, acquiring the necessary knowledge and applying it becomes more complicated. It is in this perspective that the partnerships developed prove to be really useful, enabling the organization to make the desired evolution in the design of the Communication strategy.
Mobilizar parceiros e criar uma plataforma na área da comunicação, marketing e captação de fundos é o objetivo da campanha “#PresentesMdM” que a Associação Médicos do Mundo (MdM) acaba de lançar e na qual a Say U participa.
Como resposta ao aumento do número de casos de pobreza e de exclusão social, a MdM recebe cada vez mais pedidos de ajuda e debate-se simultaneamente com uma diminuição dos apoios financeiros públicos, empresariais e de particulares.
A plataforma a implementar pretende garantir os recursos e apoios financeiros para continuar a promover o acesso a cuidados de saúde gratuitos e a ajuda a mais de 5.000 pessoas, através de 8 projetos nacionais em curso em Lisboa e no Porto e outros que possam vir a ser implementados.
Para o fazer, a criação de uma rede de parceiros estratégicos para a MdM surge como primeiro passo para o desenvolvimento de ações com vista à conquista de notoriedade para a organização e a sua atuação, de partilha de informação e de angariação de voluntários e doadores. Ações e objetivos para os quais o conhecimento técnico e as competências específicas das entidades, empresas e profissionais que integram esta plataforma constituem fatores fundamentais.
O acesso a informações adicionais sobre a campanha “#PresentesMdM” pode ser realizado através do website da Associação, em www.medicosdomundo.pt.