Start-up pode ser definida como uma empresa inovadora em fase inicial, com grande potencial de crescimento. Start-up transmite a ideia de rápida evolução e crescimento elevado numa fase inicial do negócio, ou seja, uma visão que se transforma numa criação de um modelo de negócio inovador, repetível e escalável, com soluções criativas e “fora da caixa”.
Os produtos ou serviços de uma start-up resolverão determinado problema ou darão resposta ágil e quase imediata a uma necessidade, e a empresa cresce rapidamente sem aumentar as despesas de forma proporcional. E se esse crescimento atingir os 1.000 milhões de dólares de captação de investimento estaremos perante uma empresa unicórnio.
Mas mais do que este tipo de produto ou oferecer um serviço, uma start-up que ambicione ser unicórnio tem de apontar um propósito, explicar o que faz e que problemas propõe resolver ou a que necessidades dá resposta. E esta ambição tem melhores hipóteses de sucesso com uma comunicação que consiga transmitir as ideias mais cativantes de forma inspiradora, causado impacto e atraindo investimento.
Cada ideia, projeto e organização é uma história, e esta história cria-se e conta-se continuamente. Saber como contá-la de forma interessante é o papel da comunicação e a mais-valia que esta pode trazer a um projeto em início de vida com a ambição de crescer depressa. Mas esse crescimento requer a capacidade de implementar ideias originais, verdadeiramente diferentes da, com características únicas que se destaquem. Seja qual for o percurso do projeto, a comunicação é, em todas as fases e momentos, decisiva.
A grande questão para start-ups, em especial aquelas que têm ambição de ser unicórnio, está em conceber uma estratégia de comunicação eficaz e impactante. Dada a constante evolução e as exigências do mercado, será sempre um desafio encontrar a combinação perfeita entre a criatividade, a dimensão, o estádio e os recursos disponíveis.
Saber como enfrentar este desafio e como tornar a estratégia bem-sucedida é decisivo para estabelecer uma verdadeira relação com o público. O know-how and expertise do Marketing de Comunicação ajudam a criar a sua estratégia, a desenvolver as ações com as ferramentas certas para a construção de marcas fortes e sustentáveis no tempo, com níveis acrescidos de credibilidade e confiança. Para que uma start-up se torne num unicórnio.