Chega a ser uma em cada 10 a nova empresa que chega ao seu 5º aniversário, de acordo com várias estatísticas de análise ao mercado. A Say U já superou essa marca. Celebra por esta altura sete anos.
Cada empreendedor sabe que é difícil manter um negócio a funcionar. Mesmo com determinação e trabalho árduo, por vezes este simplesmente não resulta. Contudo, existem também casos de Sucesso e formas de potenciar a longevidade de uma organização recente.
Ter um plano moldável que a organização siga para o seu primeiro ano, cinco anos e até na sua primeira década é importantíssimo. Contudo, não se agarre demasiado a nenhuma estratégia específica porque o plano vai provavelmente ter de ser alterado significativamente ao longo do tempo. Para o ajudar, conte connosco até três e faça destes três pontos a base para uma estratégia bem-sucedida.
- Criar uma infraestrutura sólida
Assim que uma organização alcança o marco dos 5 anos, existe uma infraestrutura que guia a integração de novos colaboradores e das equipas. Existe um know-how numa equipa estável e a reputação criada ajuda a potenciar um processo de word-of-mouth.
Quando se inicia algo do zero todos esses elementos têm de ser criados de raiz. É como construir uma casa em comparação com adicionar um teto a um arranha-céus. Preste atenção à criação de uma infraestrutura sólida para que a sua base esteja garantida.
- Estar preparado para as críticas
A rejeição vai acontecer de forma regular e existirão muitos pequenos falhanços. Por vezes, vai ser necessária uma força de vontade absoluta para continuar a avançar.
Tenha apenas cuidado para não criar uma barreira tão grande aos resultados que o faça ser também indiferente aos sucessos e não lhe permita celebrar quando estes acontecem. Aprenda a integrar as críticas construtivas e negativas e use-as para crescer e tornar-se mais forte. Todos esses falhanços devem ser um catalisador para trabalhar ainda mais e chegar mais longe.
- Contar com os clientes
Ao tentar criar um nome e uma marca, torna-se crítico ir para além dos clientes. Isto é especialmente importante nos primeiros anos, quando o negócio cresce a partir da sua base de público.
Evidencie-se e torne os clientes em apoiantes e fãs. Esta é a chave para crescer. Assim que a marca consiga estabelecer a ligação com alguns fãs, estes vão disponibilizar as condições para potenciar a legitimidade da organização, permitir elaborar case studies e apresentar referências. Vão tornar-se o exemplo que o ajude a constatar o trabalho desenvolvido.