Mapeamento de Stakeholders

Mapeamento de Stakeholders

Mapeamento de Stakeholders

“Stakeholders são elementos essenciais ao planeamento estratégico de um negócio. O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de partes interessadas e, por isso, é necessário assegurar que suas expetativas e necessidades sejam conhecidas e tidas em conta”. A definição é de Robert Edward Freeman, criador do termo stakeholders, grupos de interesse que interferem direta ou indiretamente numa organização. Manter um bom relacionamento, mapeá-los e geri-los é crucial. Para iniciar o processo de mapeamento dos stakeholders é preciso levantar quem impacta na empresa e depois classificá-las em grau de dependência, grau de participação e grau de interferência. No grau de dependência são identificados os públicos necessários à organização: funcionários, clientes e fornecedores; no grau de participação estão os que colaboram no desenvolvimento da organização: associações profissionais, sindicatos, comunidades nas proximidades da empresa; no grau de interferência são identificados quem pode interferir positiva ou negativamente na imagem da organização: concorrência e comunicação social.

O mapeamento dos stakeholders permite reconhecer quais públicos com que a empresa se relaciona, qual o tipo de relação e expectativas geradas permitindo identificar os que merecem uma aproximação estratégica. É muito importante conhecer os stakeholders, pois quando bem trabalhados podem ser a chave para o reconhecimento de uma organização. Depois da classificação por graus é necessário um gráfico onde serão representados os públicos. Do lado esquerdo coloque a influência e na parte de baixo a importância. E distribua os stakeholders neste mapa. Realizado o mapeamento dos stakeholders, o próximo passo para a gestão é a eficácia na comunicação.

Garant d'une notoriété accrue et construisant des messages qui exposent clairement la vision, les valeurs et le positionnement, SayU donne la parole à l'organisation avec un marketing de communication pour maintenir et accroître sa notoriété.

En partenariat avec une organisation, le SayU crée et diffuse des informations, met en œuvre une stratégie d'entreprise et élabore des messages à des fins internes et externes diverses.

LETTRE D'INFORMATION

DEMANDES DE RENSEIGNEMENTS

+351 211 926 120
(coût des appels sur le réseau fixe national)
letus@say-u.pt

2024 SayU Consulting