O SEGREDO PARA A OBTENÇÃO DE RESULTADOS

O SEGREDO PARA A OBTENÇÃO DE RESULTADOS

O principal objetivo de qualquer profissional das relações públicas é conseguir que os jornalistas publiquem as suas histórias e, assim, conseguir mais resultados. Um dos fatores críticos de sucesso passa pela escolha certa dos meios/jornalistas a quem dirigir determinada proposta.

O primeiro passo, por mais simples que possa parecer, acaba por ser a realização de um trabalho de pesquisa. A seleção do meio e, numa fase posterior, do respetivo editor é tão ou mais importante como aquilo que vamos propor. Se for possível, devemos até demonstrar conhecimento sobre as matérias em concreto que determinado jornalista trabalha.

Caso esta etapa não seja cumprida, muito dificilmente este processo será concluído com sucesso.
No que à proposta em si diz respeito, quanto mais curta, melhor. Os jornalistas recebem centenas de emails por dia e, portanto, temos de ser capazes de conseguir captar a sua atenção em poucos segundos. Numa fase posterior, e caso esteja interessado, o próprio jornalista acabará por solicitar informação adicional.

A personalização da proposta é outros dos aspetos a ter em conta, visto que o envio em massa dificilmente terá sucesso. É uma boa forma de cultivar uma boa relação com os media.

A diferença entre meios online e meios com versão impressa ou a atenção aos calendários editoriais, nomeadamente dias de fecho de edição, são outras das vertentes que devemos ter em atenção quando realizamos este tipo de pitchs.

Podemos então concluir que grande parte do segredo para a obtenção de resultados está no trabalho de pesquisa anterior à própria divulgação da informação.