u’ve got mail

Jun 24, 2024

Portugal Agora faz um balanço de dez anos e aponta desafios futuros

Primeira Convenção da plataforma analisa as quatro dimensões que balizam visão estratégica e transformações a ambicionar para o país. Portugal Agora faz um balanço de dez anos, com um conjunto de experts a apresentar perspetivas e a ajudar a clarificar um roteiro até 2030.

 

Lisboa, 21 de julho – A plataforma Portugal Agora (www.portugalagora.com) organizará, na quinta-feira, 27 de junho, a “1.ª Convenção Portugal Agora – Visão, Estratégia e Ação”. A partir das 15h00, no Teatro Thalia, em Lisboa, faz-se um balanço e apresenta-se uma visão de futuro deste projeto. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.

Foi há dez anos que a recém-criada plataforma Portugal Agora organizou a seu primeiro evento. Passada uma década, mais de 30 eventos e cerca de 60 propostas efetuadas, pretende fazer um balanço das quatro dimensões que balizam a sua visão estratégica e quais as grandes transformações que devemos ambicionar nos próximos anos.

Para tal foi convidado um conjunto de experts, que darão a sua perspetiva e ajudarão a clarificar o roteiro a trilhar: da nossa visão, passando pela nossa estratégia, até às ações que se devem espoletar. E onde se quer estar, como país, em 2030.

Segundo o presidente da plataforma Portugal Agora, “este evento pretende efetuar um balanço das 4 dimensões que balizam a nossa visão estratégica (Portugal Atrativo, Portugal do Conhecimento e Portugal Empreendedor, Portugal Resiliente) e quais as grandes realizações que devemos despoletar nos próximos anos”.

Em concreto, “como podemos diferenciar-nos enquanto país, aproveitando as nossas vantagens competitivas económicas, sociais e culturais e mitigar os riscos nesta era de incerteza global”, acrescenta Carlos Sezões.

 

Programa 1ª Convenção Portugal Agora

Agenda:

15h00h – Abertura

15h05h – Painel 1: Portugal continua atrativo?

15h45h – Painel 2: Portugal gera aprendizagens e talento?

16h25h – Coffee-Break

16h45h – Painel 3: Portugal produz inovação?

17h25h – Painel 4: Portugal está resiliente à incerteza global?

18h00h – Notas finais: onde queremos estar em 2030?

18h15h – Encerramento

 

Presenças já confirmadas:

  • Luis Paulo Salvado (Novabase)
  • António Ramalho (ex-NovoBanco)
  • Paula Branco (IDS)
  • Bruno Horta Soares (IDC/ GOVaaS)
  • João Duque (ISEG)
  • António Nabo Martins (APAT)

 

Entrada mediante inscrição prévia em 1ª Convenção Portugal Agora (google.com).

 

Sobre o Portugal Agora: é um projeto que pretende promover uma visão para o nosso País assente em 4 dimensões (Atratividade, Conhecimento, Empreendedorismo, Resiliência), com o intuito de facilitar a passagem da estratégia à ação – gerando propostas concretas para políticas públicas ou iniciativas da sociedade civil. O projeto foi construído por um grupo de cidadãos (mais de 450 subscritores) que se disponibilizaram a promover uma plataforma para a concretização da visão referida. O seu objetivo será consolidar um conjunto de propostas de intervenção que possam ajudar a construir um Portugal Atrativo, um Portugal do Conhecimento e um Portugal Empreendedor e respetiva divulgação e discussão pública – já apresentou as primeiras propostas em 2015 e lançou em junho de 2017 o livro Estratégia e Ação (https://www.wook.pt/livro/portugal-agora-carlos-sezoes/19683490) que consolida boa parte do nosso trabalho. Em maio de 2023, promovemos o lançamento do livro Portugal – Out of the Box https://www.wook.pt/livro/portugal-out-of-the-box-carlos-sezoes/28533249, com visões prospetivas do futuro.

 

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt