u've got mail

May 3, 2024

“Portugal Agora” debate aprendizagens e competências para o futuro

“Portugal Agora” debate aprendizagens e competências para o futuro. 

Conferência discute desafios, e propostas de resposta, na questão da educação. Iniciativa “Aprender @PT” tem como base o foco nas aprendizagens como ponto de partida e colocar o capital humano no centro de uma visão para o século XXI

 

Lisboa, 03 de maio – A plataforma “Portugal Agora” organiza terça-feira, 7 de maio, a Conferência “Aprender@PT – Da Inovação às Aprendizagens”. A partir das 17h30, no Lux Lisboa Park Hotel, serão debatidos os desafios, e propostas de resposta, para a educação e desenvolvimento de competências em Portugal. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.

Neste evento, que conclui a primeira fase do projeto Aprender@PT, o objetivo é formular soluções para passar da estratégia à ação neste trajeto, que tem como base o foco nas aprendizagens, como ponto de partida, e não no “sistema de educação”, que deve ser uma consequência.

A iniciativa tem como meta elencar medidas que podem acelerar esta transformação em Portugal e coloquem o capital humano no centro de uma visão para o século XXI, numa agenda a executar em Portugal, pelos setores público, privado e social, com uma perspetiva de cooperação intersectorial.

A plataforma “Portugal Agora”, que ambiciona ter influência e impacto e assenta no pressuposto de pensar o país a médio e longo prazo, recolheu, no âmbito do “Aprender@PT”, contributos de especialistas nacionais e internacionais para formar as propostas e construir esta agenda para o futuro. Alguns destes contributos serão discutidos nesta conferência.

“Este evento pretende fazer uma análise prospetiva e apresentar propostas para um novo paradigma de Aprendizagem”, diz Carlos Sezões, presidente da plataforma “Portugal Agora”.

Em concreto, acrescenta, “como dotar as crianças, jovens e adultos das capacidades (pessoais, sociais) que lhes permitam, por um lado, uma saudável inserção e construção de valor na sociedade, e, por outro, competências para enfrentarem os desafios do trabalho deste século XXI”.

 

Programa Conferência “Aprender@PT – Da Inovação às Aprendizagens”

Agenda:

17h30 – Introdução e apresentação do projecto Aprender@PT

– Carlos Sezões (Portugal Agora)

17h45 – Painel de debate

– João Trigo (Colégio Efanor – Fundação Belmiro de Azevedo)

– Marco Gomes (Direção Regional de Educação – Madeira)

– Natacha Pereira (Lisbon Digital School)

– Nuno Piolty de Almeida (Samsung Electronics)

– Pedro Santa Clara (42 Lisboa);

18h45 – Encerramento

– Pedro Dantas da Cunha. Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa

19h00 – Networking Drink

 

Entrada mediante inscrição prévia em eventos@portugalagora.com

 

About Portugal Agora: é um projeto que pretende promover uma visão para o nosso País assente em 3 dimensões (Atratividade, Conhecimento, Empreendedorismo), com o intuito de facilitar a passagem da estratégia à Acão – gerando propostas concretas para políticas públicas ou iniciativas da sociedade civil. O projeto foi construído por um grupo de cidadãos (mais de 350 subscritores, que já constam no website www.portugalagora.com) que se disponibilizaram a promover uma plataforma para a concretização da visão referida. O seu objetivo será consolidar um conjunto de propostas de intervenção que possam ajudar a construir um Portugal Atrativo, um Portugal do Conhecimento e um Portugal Empreendedor e respetiva divulgação e discussão pública – já apresentou as primeiras propostas em 2015 e lançou em junho de 2017 um livro – https://www.wook.pt/livro/portugal-agora-carlos-sezoes/19683490 – que consolida boa parte do trabalho. Informações adicionais: http://www.portugalagora.com/

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(national fixed network call cost)
letus@say-u.pt