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Jul 24, 2024

15 anos de comunicação: e agora?

15 anos de comunicação: e agora?

 

No mês em que celebramos 15 anos de existência, relembramos a importância da inovação enquanto elemento crucial para o sucesso das empresas.

 

A elevada competitividade de um mercado complexo, volátil e em rápida mudança exige especial atenção às tendências que moldam o presente e permitem antever o futuro.

A comunicação é crucial enquanto suporte à procura de destaque e diferenciação relativamente a outras empresas, seja qual for a indústria. Esta procura potencia a necessidade de as empresas estarem em constante modo de atualização. Esta permanente atualização é o presente e o futuro. As empresas que forem capazes de compreender os benefícios que a comunicação acarreta para o seu negócio, são quem tem mais capacidade para prosperar.

 

“A inovação é uma constante, e um desafio. A integração de novas tecnologias é pilar desde o nosso dia 1, com a diferença que, volvidos 15 anos, tudo é mais rápido e mais acessível. A premissa base é a mesma: tem de ser uma mais-valia para o serviço que a SayU presta ao cliente, a sua raison d’etre. “Passados 15 anos, deparamo-nos com diversas questões. Pois bem, cá continuaremos a repensar a comunicação, procurando criar valor com inovação e relevância” 

 

É neste contexto que estamos a trabalhar para o lançamento da terceira etapa do projeto “Business-to-Business: Beyond Business Communication (B2B BBC)”, a nossa resposta a um contexto extraordinário que o mundo não conseguiu antecipar. Com o InterComm Report B2B: #TheWOWFactor importa agora repensar a produtividade, assente na competitividade do mercado e na estrutura económica e social do tecido empresarial, introduzindo um novo enquadramento, encarando a criação de valor e a capacidade de diferenciação.

Para que Portugal se transforme, importa olhar para a inovação como fator que conduz à internacionalização das nossas empresas (maioritariamente com um modelo de negócio B2B) e à sua expansão em mercados externos. Sem comunicação não há inovação. A comunicação é a força motriz de inovação nas empresas B2B.

 

Continuação de um legado

Todos estes fatores são elementos de uma evolução natural da comunicação e da forma de dar notícias. Em séculos passados, homens a cavalo faziam quilómetros e quilómetros para partilhar as notícias com quem não sabia ler.

Atualmente, com um clique temos acesso a informação quase ilimitada sobre qualquer tema. Esta acessibilidade merece uma reflexão sobre como deverá ser comunicada a informação e com que propósito, sem descurar as necessidades e os estímulos do público, sem o qual não existe comunicação.

Passados 15 anos, deparamo-nos com diversas questões, em especial como poderá a comunicação manter-se importante entre tanta oferta e variados impactos?

Como resposta, continuaremos a repensar a B2B communication, numa perspetiva atual e de futuro, procurando criar valor com inovação e relevância.

 

A NOSSA MAIOR APOSTA EM 15 ANOS: I&D
Quer fazer parte desta criação de valor? 

Sabemos que é o conhecimento de novas tendências que nos permite estar sempre um passo à frente. Inovar na forma como ajudamos marcas e clientes a serem mais conhecidos e a venderem mais é o objetivo do “Business-to-Business: Beyond Business Communication (B2B-BBC)”. O objetivo deste projeto é compreender qual o papel da comunicação no envolvimento dos stakeholders pelas empresas B2B. A nossa área de I&D é desenvolvida em parceria com a academia e os agentes de mercado, nomeadamente a School of Social Communication and the AICEP Portugal Global.

 

by MARTA GONÇALVES
Managing Partner

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