Coca-Cola – Uma ligação emocional à marca
A empresa Coca-Cola é um bom exemplo da aplicação de Content Marketing. Quando abordamos o tema natalício vem longo à mente o conhecido Pai Natal que se associa ao refrigerante mais famoso do mundo.
Este é um dos factos reais que envolve a continuidade da ligação entre a marca e seu o consumidor, e a campanha continua hoje a ser um sucesso.
É este tipo de experiências que o cliente espera das marcas, algo construído dentro da organização que com o passar do tempo passou de papel para a realidade e que estabelece uma ligação emocional. Criou-se um elo de ligação junto do público, ou seja, a marca conseguiu fazer uma ativação devido a ter introduzido um elemento que se introduziu na vida pessoal das pessoas e da sua perceção relativamente a esta época.
Com os conteúdos pode-se dizer que é o mesmo resultado, pois num mundo onde as marcas tendem a comunicar diretamente com o consumidor, a Coca-Cola conseguiu inovar e apostar na criatividade dos conteúdos. Com isto foi realizando mudanças extremas que levaram ao fim do website institucional e a uma forte redução dos comunicados de imprensa.
A Coca-Cola apostou no storytelling e é, atualmente, considerada uma referência de sucesso neste âmbito. A empresa apostou na partilha de experiências e histórias construídas pela marca, arriscando na criação de uma redação digital com o lançamento do website Coca-Cola Journey e acordou em diversificar a sua presença nas redes sociais. Não só veio criar um melhoramento a nível da relação com os clientes como também influenciou a forma de trabalhar dentro da organização. Com isto, a base da ideia da marca é a criação de histórias atrativas que sejam publicadas de imediato, a isto se pode chamar “conteúdo líquido”. A empresa quer então maravilhar o consumidor através da transmissão de uma mensagem que apele a todos os sentidos do consumidor, de forma a criar valor e significado para o público-alvo.