Discurso Politicamente Correto na identidade da Marca
Uma das grandes mais-valias de qualquer marca é a sua identidade. Num mundo cada vez mais globalizado, em que é impossível agradar a gregos e troianos, as marcas parecem ter algum receio em tomar posições firmes relativamente a situações potencialmente complicadas.
Contudo, o discurso politicamente correto em que, resumidamente, não se diz nada, já não serve.
Os consumidores querem que as organizações não tenham medo de assumir posições claras e coerentes com os princípios que defendem, mesmo que, em algum momento, isso signifique que determinada parte da audiência possa não concordar com essa mesma tomada de posição. A coerência é um dos valores a ter em conta.
Olhemos para o escândalo de assédio sexual que envolveu Kevin Spacey. Perante as evidências, a Netflix não teve qualquer receio em terminar o contrato com o ator norte-americano, mesmo sendo o mesmo uma das principais estrelas da empresa. A alternativa seria uma tomada de posição mais cautelosa em que se diria algo como “vamos aguardar que se apurem todas as responsabilidades e agiremos em conformidade com isso”. No entanto, esse tipo de práticas faz parte do passado. O resultado deste exemplo acima mencionado foi que a Netflix foi eleita a marca com melhor reputação no ano de 2018 nos Estados Unidos da América.
Em jeito de conclusão, podemos afirmar que a melhor forma de afirmar a identidade de qualquer marca é não ter medo de assumir uma posição forte e ativa sobre determinadas matérias. Os consumidores valorizam as marcas que arriscam e que são fiéis aos seus princípios.