In 99% of Occasions We Think Only of Facebook
Quando pensamos em redes sociais, a verdade é que, em 99% das ocasiões nos lembramos apenas do Facebook, Instagram ou Twitter. No entanto, existem outras opções e – sem desvalorizar a predominância das primeiras – com outras qualidades.
- Quora – Esta rede funciona essencialmente como um local de perguntas e respostas, sendo gerida pelos próprios utilizados. Os números são impressionantes: 190 milhões de utilizadores, mais de 400 mil tópicos e 775 mil visitantes por mês apenas nos Estados Unidos.
- Pinterest – Apesar de já ser mais conhecida para o grande público, ainda não parece ser uma das principais opções das marcas quando pensam na sua estratégia de social media. Segundo alguns estudos, mais de 80% dos consumidores afirma ter comprado um produto devido ao Pinterest.
- Reddit – Ao contrário da maioria das outras redes sociais, o Reddit funciona mais como uma comunidade do que com um propósito de marketing. A Microsoft, por exemplo, utiliza-o como canal de apoio ao cliente. Em média, um utilizador passa cerca de pouco mais de 15 minutos por visita à plataforma. Uma estatística que fala por si.
- Nextdoor – Embora as marcas, sobretudo internacionalmente, já estejam a prestar mais atenção ao Nextdoor, esta é ainda uma rede bastante interessante para partilha de conteúdo por parte de ONG. Esta rede social conta com mais de 17 milhões de recomendações.
Estes são apenas quatro exemplos de social networks alternativas às que habitualmente conhecemos. Uma utilização correta passa por perceber quais as grandes mais-valias de cada rede e explorá-las da melhor forma.