Qual o propósito de social media?
O objetivo das redes sociais (New Media) consiste, primeiramente, em criar uma marca em contexto digital e aumentar a sua visibilidade perante as oportunidades no digital. Quanto mais uma marca se encontra presente nas redes sociais e mais vezes o público a vê, mais provável é que a reconheçam e à sua oferta. Existem muitas outras metas, porém, que as organizações podem alcançar através da utilização de social media.
Um benefício importante deste tipo de plataformas é que pode ser usado para criar relacionamentos com clientes em potencial, surgindo como uma forma de interagir com pessoas e empresas. Permite disponibilizar informações sobre uma determinada marca, associar uma mensagem, tom de comunicação e rosto à mesma e dar a conhecer as suas valências, diferenciação e vantagens competitivas.
Estar presente e visível possibilita mostrar o que estamos a fazer, demonstrar conhecimento sobre a realidade do setor e interagir com stakeholders diversificados. Uma estratégia deste tipo é não apenas fundamental para a condução de negócio, mas também para a retenção de clientes, feedback a dúvidas e críticas e dinamização de campanhas comerciais.
As vantagens de uma marca pessoal online com oportunidades no digital
Ao criar uma marca pessoal forte torna-se mais fácil de encontrar online e de ser reconhecido, o que resultará também em reconhecimento adicional para a sua organização.
Uma marca pessoal potencia o reconhecimento como um especialista na sua área. A informação que partilha nas redes sociais contribui para a sua credibilidade global.
Uma marca pessoal forte criada a partir das redes sociais pode ajudar a criar oportunidades para apresentar aos outros o seu input como opinion leader.
Uma vez que a Internet torna possível encontrar qualquer pessoa, cria as condições para desenvolver parcerias que não seriam antes possíveis ou práticas.
O valor para a sua organização e o seu valor enquanto marca aumentam quando tem uma marca pessoal forte que faz parte da sua estratégia de social media. Quando fortalece a sua presença online a sua marca torna-se atrativa e, por consequência, a marca da sua organização é fortalecida.
Uma presença bem-sucedida
Cultivar uma marca implica compreender que o seu nome aparece associado a tudo o que partilha, gosta ou comenta online, sendo que todas as suas ações e publicações podem deixar marcas duradouras que podem afetar a sua reputação, para o melhor ou para o pior.
Se o sucesso da organização reside nas suas pessoas, a reputação constrói-se através da competência da sua equipa. Mostrar a experiência na atividade desenvolvida, nos setores endereçados e projetos trabalhados, pode ajudar a obter um maior reconhecimento entre clientes e stakeholders.
As redes sociais devem ser utilizadas de forma ética, independente e respeitosa, exigindo uma atenção constante relativamente à partilha de dados pessoais e informações ou documentos internos ou associados a clientes.
Tudo o que é publicado online é um reflexo do profissional e da sua organização. Como tal, esta postura online tem de ser refletida, procurando evitar desrespeitar os outros ou insultar as suas opiniões, ter especial atenção com conversas de teor privado e não fazendo uso deste tipo de plataformas para participar em campanhas de difamação contra a organização, contra os seus concorrentes, clientes ou stakeholders.
Num contexto de enorme quantidade de informação, esta tem de ser convenientemente analisada e selecionada. Antes de partilhar ou reenviar alguma coisa, torna-se necessário verificar que a fonte é fidedigna, não partilhando qualquer informação em caso de dúvida.
As redes sociais obrigam a uma gestão contínua, sendo aconselhável o reporte superior no caso de ser detetada mensagem negativa dirigida à organização ou aos seus colaboradores e evitando sempre conflitos e polémicas.
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