u've got mail

Mar 25, 2024

Listening for faulty injectors in your car can save you a bill of over 1,000 euros

Escutar a avaria dos injetores do automóvel pode evitar uma fatura acima dos 1.000 euros.

A função desta peça é injetar o combustível certo, no momento certo e com a quantidade certa de vaporização. Para evitar uma avaria, a Euromaster lembra que é essencial substituir o filtro de combustível

Lisboa, 22 de março – A Euromaster, rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos, centra-se desta vez nos ruídos do automóvel que podem ser sintoma de um problema mecânico e que podem estragar a sua viagem de férias da Páscoa. E este ruído (ouvir aqui) em concreto é o que se ouve se houver uma falha nos injetores.

Como evitar ouvir esta “música”? Para evitar a falha do injetor, é aconselhável mudar o filtro de combustível de acordo com as instruções de cada fabricante, uma tarefa de manutenção que custa normalmente entre 20 e 120 euros (dependendo da marca e do modelo).

Um injetor avariado emite um som caraterístico e peculiar que pode servir de aviso ao condutor para evitar um problema maior. Neste caso a substituição do injetor, tem um custo médio de 250 euros.

Pode também implicar a substituição do resto dos injetores, e nesse caso a fatura final é multiplicada pelo número de injetores do veículo. Aqui poderá ser superior a 1.000 euros, uma vez que maioria dos veículos tem quatro cilindros, ou seja, quatro injetores.

Nesta ocasião, a Euromaster sublinha mais uma vez a necessidade de uma manutenção preventiva como o melhor aliado para evitar problemas maiores. No caso específico do injetor, trata-se de um dos componentes mais delicados e complexos do motor, cujo funcionamento deve ser sempre o mais preciso possível, sem margem para erros.

Concretamente, a função de cada injetor é a seguinte: deve injetar exatamente o combustível certo, no momento certo e com a quantidade exata de vaporização. Daí que cada injetor possa ser considerado como um “relógio suíço”.

O mau funcionamento pode levar a um aumento do consumo de combustível e à perda de desempenho do veículo, uma vez que a câmara de combustão não está a receber o que precisa, quando e como precisa.

“Para além da verificação periódica de elementos-chave como pneus, baterias, níveis de fluidos, etc., recomendamos também que cada condutor pare de vez em quando para ouvir atentamente possíveis sons anormais que o seu carro possa estar a emitir e, assim, evitar danos maiores na sua carteira”, aponta Itsaso Usobiaga, coordenador da Euromaster Espanha e Portugal.

 

About Euromaster

Euromaster is the network of workshops specialized in the comprehensive maintenance of vehicles throughout their useful life. Its more than 80 workshops in Portugal contribute to the road health of the automotive fleet, both passenger and commercial vehicles, as well as new forms of mobility and fleets, providing a quality service and capillarity to adapt to your needs. Its services cover not only preventive maintenance, but also predictive maintenance through data and critical point analysis. Part of the Michelin Group, Euromaster is present in 19 European countries, with more than 2,500 workshops, 10,000 professionals and 1,600 mobile units. More information at www.euromaster.pt.

 

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(national fixed network call cost)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting