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Oct 18, 2023

Attention to the braking system can prevent costly breakdowns

Para que um carro trave corretamente é necessário verificar o estado de pastilhas, discos, tubos e líquido dos travões. Ao menor sinal de possível falha, Euromaster recomenda intervenção profissional.

Lisboa, 18 de outubro – Os travões são o sistema de segurança ativa mais importante de um veículo e, em particular, o ABS, que salvou milhares de vidas nas últimas décadas. Por este motivo, a Euromaster, rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos, identificou as quatro partes do sistema de travagem de um carro que devem ser sempre monitorizadas. Além de evitar acidentes, também evita um “susto” económico, com avarias que podem custar até algumas centenas de euros.

Assim, dentro do sistema de travagem, o bom estado do líquido dos travões é um elemento que por vezes passa despercebido. Este fluido absorve a humidade e as suas propriedades específicas evitam a oxidação das peças metálicas por onde circula, além de cuidar das peças de borracha por onde também circula.

Soluções para evitar o desgaste do sistema de travagem

Por todas estas razões, a Euromaster recomenda uma tarefa simples como a substituição do líquido dos travões – que pode custar entre 40 e 80 euros. Após a substituição é necessário sangrar o sistema, para que todo o circuito receba corretamente o líquido livre de oxigénio. Isto ajuda a evitar uma possível oxidação no sistema e a prevenir uma avaria muito grave como a substituição do corpo do ABS, que tem valores na ordem das centenas de euros.

O segundo componente do sistema de travagem a ter em conta são as pastilhas de travões, que devem ser controladas periodicamente. O custo da sua substituição se estiverem em mau estado varia, geralmente, entre 80 e 150 euros. Se não forem substituídas atempadamente, podem danificar o terceiro componente essencial, os discos, cuja substituição custa, em média, entre 200 e 350 euros por eixo.

O quarto elemento a vigiar são os tubos de travão, um componente simples de verificar e substituir, que por norma representam um baixo investimento. No entanto, no caso de haver uma falha, um dano ou fissuras, podem perder a potência de travagem numa manobra de emergência e não conseguir evitar um acidente.

Por fim, a Euromaster recomenda que, ao menor sinal de uma possível falha no sistema de travagem (pedal do travão esponjoso, sons metálicos ou rangidos durante a travagem, etc.), a melhor opção é levar o veículo a uma oficina. Locais como este disponibilizam profissionais qualificados para detetar o possível problema.

About Euromaster

A Euromaster é a rede de oficinas especializadas na manutenção integral dos veículos durante toda a sua vida útil. As suas mais de 80 oficinas em Portugal contribuem para a saúde rodoviária da frota automóvel, tanto de veículos de passageiros como de veículos comerciais, bem como das novas formas de mobilidade e frotas, proporcionando um serviço de qualidade e capilaridade para se adaptar às suas necessidades. Os seus serviços abrangem não só a manutenção preventiva, mas também a manutenção preditiva através da análise dos dados e dos pontos críticos. Parte do Grupo Michelin, a Euromaster está presente em 19 países europeus, com mais de 2.500 oficinas, 10.000 profissionais e 1.600 unidades móveis.

More information at www.euromaster.pt

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