u've got mail

Jul 24, 2024

Startups com ou sem IA? Tema a debater

Na SIM Conference, evento desenvolvido pela Startup Portugal, foram discutidos temas fraturantes para empresas e startups.

 

A aplicação de IA nas startups e no mercado, foi um tema muito abordado por diversos painéis.

 

“As startups devem ser incentivadas a desenvolver tecnologias de IA responsáveis e éticas, com o apoio de governos e organizações internacionais”

 

A inteligência artificial (IA) está a gerar um grande entusiasmo em diversos setores. Mas será que este entusiasmo se justifica? Como poderemos adaptarmo-nos à IA e à regulamentação em constante mudança? E qual deve ser o papel da comunicação neste contexto?

Um dos principais motivos de preocupação do uso da IA é a disseminação de informações falsas e a manipulação da opinião pública. A falta de normas uniformes na Europa gera incerteza para as empresas, dificultando o desenvolvimento e a comercialização de produtos e serviços baseados em IA. Regras fragmentadas podem atrasar o progresso da Europa e colocá-la em desvantagem em relação aos seus concorrentes nos EUA e na China.

The startups que desejam ter sucesso na era da IA terão de se adaptar à nova realidade regulatória, o que inclui criar políticas internas de IA, procurar expertise na área e estar atualizado sobre as mudanças nas leis e regulamentações.

Apesar dos desafios, a IA também oferece opportunities para as startups, que poderão criar produtos e serviços inovadores, impulsionar o crescimento económico e gerar empregos.

O ideal é encontrar um equilíbrio entre o incentivo à inovação e a mitigação dos riscos da IA. As startups devem ser incentivadas a desenvolver tecnologias de IA responsáveis e éticas, com o apoio de governos e organizações internacionais.

 

Aqui uma comunicação tem de ser inovadora e relevante, fluída e recíproca entre os diferentes stakeholders. Qualquer empresa, em início de atividade ou crescimento, qualquer que seja a fase em que esteja na utilização da IA, tem de comunicar para se integrar no mercado que deseja alcançar.

 

e-book “COMM4STARTUPS: Comunicar numa nova realidade” aborda este tema. 

Não sabe como fazê-lo? Ask us how

 

by MARTA GONÇALVES
Managing Partner

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(national fixed network call cost)
letus@say-u.pt