Comunicação de Crise
No contexto da pandemia provocada pelo novo coronavírus, qualquer falha na comunicação (interna ou externa) pode agravar (ainda mais o momento) ou danificar a reputação. Dicas e sugestões úteis para apoiar os ajustes que as organizações estão a fazer às suas estratégias de Comunicação.
Face à complexidade do cenário atual e do ambiente alargado de incerteza que se vive, as organizações precisam de se adaptar e de antecipar. É expectável que existam cada vez mais ameaças com um impacto na reputação e na confiança de médio prazo.
É decisivo endereçar este problema com capacidade acrescida para comunicar de forma transparente, regular e credível, dispondo de plataformas de contacto adequadas aos desafios e às necessidades dos públicos.
Destacamos alguns conteúdos que elaborámos nos últimos tempos sobre Comunicação de Crise. Acreditamos que algumas destas dicas e sugestões poderão ser-lhe úteis nos ajustes que está necessariamente a fazer à sua estratégia de comunicação.
COMUNICAÇÃO DE CRISE | ALGUNS CONTRIBUTOS PARA COMUNICAR EM TEMPOS MAIS ADVERSOS
- Como proteger a sua organização numa crise de confiança
- O que dizer (e o que não dizer)
- Erros na comunicação em crise
- Como enfrentar a crise
- O que fazer quando crise de reputação lhe bate à porta
- Como transformar adversidades em oportunidades
- Novos paradigmas na gestão de crises
- Em crise, o timing é tudo & Nem sempre o silêncio é de ouro
- Como proteger a reputação da sua empresa
- Agilidade é tudo em tempos adversos & Preparação, a chave para o sucesso
COMUNICAÇÃO DE CRISE | O QUE FAZER?
- Definição de fonte primária de forma a garantir que as informações sejam divulgadas de forma precisa e oportuna para o/os público/s relevante/s.
- Onde e quando distribuir informações relacionadas com a crise.
- É importante que se mantenha uma única voz tendo comunicações e mensagens consistentes apenas de porta-vozes aprovados.
- A mensagem deve estar alinhada com os nossos valores e código de conduta.
- Ter e manter mensagens claras e consistentes durante todo o processo é vital.
- Elaborar a mensagem oficial COVID_19 – o que estamos a fazer / o que vamos fazer.
- Definir para quem e como (plano de ação para cada um dos públicos, com o ajuste adequado da mensagem).
A fórmula para comunicar em momento de crise parece difícil, mas é simples: relevância + autenticidade + impacto.
Caso lhe faltem os recursos necessários para dar resposta à comunicação de crise e aos desafios que este período impõe, temos a capacidade tecnológica e humana para ajudá-lo.