#4PRGeeks | Conheça a importância da Transformação Digital nas Organizações

4prgeeks

As empresas devem encarar a inovação e transformação tecnológica como uma janela de oportunidade ao negócio.

De acordo com o relatório 2017 State of Digital Transformation, realizado pela Altimeter, chegou-se à conclusão de que as organizações tendem a investir cada vez mais em projetos e inovação técnológicos. Ainda assim, uma grande percentagem de empresas e organizações não conseguem dar resposta às novas expectativas dos consumidores devido à “escassa alfabetização digital”.

A Transformação Digital passa pelo uso da tecnologia com o intuito de melhorar radicalmente o desempenho e engagement das empresas.

Decidir modernizar os canais de comunicação de uma organização é uma decisão estratégica e deve ser pensada ao detalhe. Cada vez mais as empresas têm o objetivo de digitalizar todos os serviços. Atualmente as pessoas e os consumidores sentem-se mais atraídas por tudo o que envolva meios digitais, do que espaços físicos.

A Transformação Digital traz consigo algumas alterações e requisitos essenciais para que uma organização tenha um bom desempenho, tais como:

  • Ter uma abordagem centrada no cliente

Segundo o relatório da Altimeter, conclui-se que a maioria das organizações consideram importante conhecer os comportamentos e as preferências dos seus clientes, mas que menos da metade investe na compreensão de comportamento dos clientes digitais.

Parece fazer pouco sentido este resultado, na medida em que atualmente, as compras online tendem a superar as compras em espaços fisícos, seja de produtos ou serviços. É realmente necessário utilizar ferramentas atualmente disponíveis na Web e potenciar o seu conhecimento acerca dos seus consumidores, e das suas expectativas.

  • A Transformação Digital requer uma transformação nos Recursos Humanos

É necessário formar e conhecer o meio digital, e isso implica formar os seus Recursos Humanos, e potenciar as suas capacidades criativas. Existem cada vez mais cursos que permitem conhecer melhor a Web e o que ela tem para oferecer no campo organizacional. Cada vez mais empresas optam por realizar formações E-learning para fornecer ferramentas e transmitir conhecimento que será útil e essencial para que os seus colaboradores saibam como enriquecer suas capacidades e melhorar sua proposta de valor pessoal. Consequentemente, a organização ganhará também valor.

Este é um processo de mudança de mentalidade, que deve começar com decisões estratégicos e formações relevantes para potenciar os Recursos Humanos e rentabilizar funções.

Ter pessoas especializadas e formadas em diferentes segmentos e áreas dentro da sua organização será uma mais valia tanto para a organização no seu todo, como para o acompanhamento das tendências do mundo empresarial atual.

fonte