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Jun 1, 2017

Objetivos SMART

4prgeeks

Definir os objetivos certos é o primeiro passo para o sucesso. Isto acontece porque os objetivos refletem a visão que a organização tem para o seu próprio futuro.

Para nos ajudar na definição de bons objetivos, que por norma devem ser detalhados e concretos, a metodologia SMART é um bom ponto de partida.

SMART é um acrónimo composto pelas letras iniciais das palavras Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound, que surge em em 1981 no artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objetives”, escritro pelo consultor George T. Doran.

Algumas das vantagens que esta metodologia pode trazer a uma organização são:

  • Uniformizar a direção estratégica que a equipa vai seguir
  • Medir a eficiência das ações após sua execução
  • Motivar a equipa até à meta: alcançar os resultados propostos

Specific – ser específico

É importante definir em pormenor os objetivos para que possam ser tangíveis, uma vez que objetivos generalistas e vagos são menos eficazes.

  • Objetivo generalista: “Aumentar as visitas ao site”
  • Objetivo específico: Estipular valores: quantos visitantes alcançar, em quanto tempo.

Measurable – definir objetivos mensuráveis

Os objetivos devem estar aptos a ser medidos, na forma de valores por exemplo É necessário que sejam mensuráveis de forma a podermos saber se atingimos o objetivo ou não. É importante quantificar as metas.

A – Attainable (definir objetivos atingíveis)

Os objetivos devem ser alcançáveis – não devem ser estipulados objetivos com um alcance impossível. É necessário que os intervenientes do projeto se sintam motivados e não encarem um objetivo como impossível, porque a motivação é importantíssima para o sucesso.

Definir objetivos impossíveis ou inatingíveis tem um impacto negativo nas equipas e gera frustração.

R – Realistic (objetivos realistas)

É importante conhecer a realidade das equipas e organização. Ser realista na definição dos objetivos é importante para “manter os pés no chão”. Trabalhar com a realidade, mesmo que ela esteja ainda aquém dos nossos sonhos futuros é importante.

O “R” de Realista está bastante relacionado ao “A” de Atingíveis, já que é necessário conhecer a realidade negócio para a criação de objetivos atingíveis.

T – Time-bound (defina um prazo)

Os objetivos devem ser bem definidos em termos de prazos e tempo, uma vez que é importante a estruturação de prazos certos para determinado objetivo. Para isso, é importante estipular um intervalo de tempo para cada objetivo – uma dead line para o mesmo ser atingido.

Quando se estabelece um prazo, as equipas podem organizar-se em função do mesmo e gerir esforços para o cumprir. Os objetivos sem prazo desgastam as equipas e tornam-se inúteis.

Dica: Estipule um tempo na sua agenda para alcançar seu objetivo.

 

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