Um modelo para comunicar startups

Este ano cumpre-se o 10º aniversário da Acredita Portugal. O momento é de repensar o posicionamento da associação, responsável pelo concurso de empreendedorismo Montepio Acredita Portugal. Esta é a maior iniciativa do género em Portugal e a segunda maior a nível mundial.

Com este propósito, a Say U Consulting aplicou o seu modelo original de Comunicação “GO360º>PR4SMEs” à marca Acredita Portugal. Dessa forma aplicou uma estratégia que tem por objetivo potenciar o âmbito de atuação da associação no apoio ao empreendedorismo e a sua visibilidade perante stakeholders neste contexto.

A experiência da consultora enquanto parceira da Acredita Portugal nos últimos cinco anos serviu de base à intervenção. Ao mesmo tempo ajudou na divulgação da iniciativa e no suporte à definição de estratégias de comunicação de projetos finalistas.

A resposta implementada pela Say U Consulting toma forma através da oferta “GO360°”. Esta é uma solução integrada que faz uso das distintas vertentes de atuação da consultora – Creativity, Events, Press e Web. Destina a sua aplicação à conceção de estratégias de marketing de comunicação “Think big, act small”. Da mesma forma dedica-se também à construção de campanhas de nicho. Faz isso através de um “match” perfeito entre criatividade, dimensão, estádio de desenvolvimento e recursos disponíveis.

A experiência e o know-how ao lidar com a criação de estratégias de comunicação eficazes para novos projetos tornam-se os indicadores claros da necessidade de desenvolver respostas adaptadas a esta realidade. Foram estes elementos que deram forma ao “GO360º”. Este modelo foi desenvolvido pela Say U para ser aplicado à conceção das estratégias de comunicação de negócios Startup. Com este ponto de partida já mais aproximado à dimensão e orientação desta tipologia de organizações, torna-se mais simples desenhar e aplicar planos estruturados.

Enquanto plataforma para fomentar uma cultura de possibilidade para libertar o potencial empreendedor da população portuguesa, o concurso premeia ideias e projetos inseridos em vários setores e áreas económicas e sociais. Ao longo das suas últimas sete edições, o Concurso de empreendedorismo da Acredita Portugal apoiou 69.182 projetos de negócio.