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Mai 31, 2016

Modelo GO360

Resposta Integrada de Comunicação

modelo GO360

A pensar nas organizações à procura de contacto com o marketing de comunicação, desenvolvemos o modelo GO360, uma solução que pretende dar uma resposta integrada às necessidades globais de desenvolvimento empresarial, tendo na comunicação o pontapé de saída.

 

Comunicação é essencial

Mais do que um pré-requisito, a Comunicação é essencial para as empresas que pretendam conquistar destaque e reconhecimento num mercado cada vez mais competitivo e voraz. Qualquer boa ideia passa pela transformação de ser apenas um projeto teórico para algo concreto que será alvo de avaliação dos públicos. Este contacto e a relação que se pretende criar implicam contar uma estória que permita criar uma ligação efetiva e afetiva.

É nesta vertente de criação de uma mensagem original que saber como comunicar se torna fundamental. E é também no momento de criar e expor esta mensagem que, por vezes, alguns projetos se perdem e cometem erros. Isto acontece porque, num mundo em que os processos em torno da Comunicação são cada vez mais complexos, a informação e a formação de base podem pura e simplesmente não estar presentes. Para um profissional oriundo da área da Gestão, saber como posicionar a sua marca é hoje crucial, mas conhecer as ferramentas a utilizar e como lhes dar uso implica criar um compromisso com uma vertente alargada de conhecimento.

 

Know-how

A experiência e o know-how ao lidar com a criação de estratégias de comunicação eficazes para novos projetos tornam-se os indicadores claros da necessidade de desenvolver respostas adaptadas a esta realidade, dotada de características e desafios muito próprios. Foram estes elementos que deram forma ao GO360 – um modelo desenvolvido pela Say U para ser aplicado à conceção das estratégias de comunicação de negócios Startup. Com este ponto de partida já mais aproximado à dimensão e orientação desta tipologia de organizações, torna-se comparativamente mais simples desenhar e aplicar planos estruturados.

Partindo do posicionamento almejado e da mensagem a comunicar em torno de um projeto ou de uma marca, deparamo-nos com um momento de reflexão e de procura de compreensão para encontrar uma voz própria, num passo que é essencial para alcançar patamares mais elevados na mente e no coração dos consumidores.

 

Bê-a-bá da comunicação

A Say U Consulting criou a GO360 uma metodologia que explica o bê-a-bá da comunicação para StartUps e Empreendedores através da criação da Rota COMM que chegou às várias StartUps do país, aos já empreendedores e aqueles que trabalham para o ser.

A exemplificação do workshop GO360 com casos práticos como o da Chic by Choice, permitiu às Startups e Empreendedores verem-se “nas costas dos outros”, porque aí facilmente reconhecem as suas.

O que concluímos nesses meses pelo país foi que a comunicação nas Startups não está para a comunicação como para as empresas mais sólidas. A diferença não está apenas no budget. Claro, que os valores marcam claramente as diferenças, mas os objetivos e resultados para os quais se trabalha também refletem essa distinção. A GO360 permite criar buzz numa Startup sem gastar uma fortuna.

A comunicação para as Startups está numa fase de evangelização. Está-se a começar a despertar a necessidade e noção do valor que esta traz para o negócio. Essa mensagem é claramente apreendida, mas ainda não o suficiente para ser rapidamente impulsionada para a causa-efeito. Sente-se ainda que vai para a to do list para daqui a uns tempos. Há outras prioridades.

 

GO360 > PR4Startups

Say U Consulting tem ao longo dos últimos anos aplicado o seu modelo de Comunicação GO360 > PR4Startups aos vencedores do concurso de empreendedorismo Montepio Acredita Portugal. O modelo, pensado para startups e PMEs, tem como objetivo ajudar os projetos a planear uma estratégia de Marketing de Comunicação no âmbito da sua ativação no mercado. No âmbito da parceria estabelecida com a Acredita Portugal, tem servido como alavanca de posicionamento ecossistema de empreendedorismo e inovação nacional.

Para Marta Gonçalves, Managing Partner da Say U Consulting, Apesar de os portugueses serem, na União Europeia, dos que mais arriscam no empreendedorismo, Portugal tem uma das menores taxas de sobrevivência entre as empresas mais jovens.  A sobrevivência, crescimento e prosperidade requerem capacidade de implementar ideias originais, verdadeiramente diferentes da concorrência, com características únicas que se destaquem. Seja qual for o percurso da empresa, a comunicação é decisiva para que haja reconhecimento e posicionamento desta no mercado. Estes desafios e a parceria com a Acredita Portugal, que dura já há cinco anos, ajudaram a dar forma ao GO360º, – o modelo que desenvolvemos para ser aplicado à conceção das estratégias de comunicação de negócios startup”.

 

Acredita Portugal

A experiência da consultora enquanto parceiro da Acredita Portugal nos últimos anos – na divulgação da iniciativa e no suporte à definição de estratégias de comunicação de projectos finalistas – serviu de base à intervenção.

O discurso relativamente ao empreendedorismo mudou. Assistimos a uma massificação do fenómeno startup e das plataformas orientadas ao apoio a novos projetos no mercado, num conceito omnipresente na linguagem de negócio atual. Torna-se, assim, mais difícil que iniciativas como a da Acredita Portugal se diferenciem e demonstrar a sua mais-valia, mesmo que tenha sido pioneira e possua um alcance alargado.

A proximidade da Say U Consulting à Acredita Portugal permite-lhe olhar para esta marca e historial de modo distinto, no momento de tentar perceber de que forma pode crescer, evoluir e continuar presente junto de empreendedores em busca de uma oportunidade de reconhecimento. Foi esse o desafio a que nos propusemos responder.

 

GO360 | Factsheet

A oferta GO360 é uma solução integrada que faz uso das distintas vertentes da nossa atuação – CreativityEventsPR e Digital, e que se destina a ser aplicada à conceção de estratégias de marketing de comunicação “Think big, act small” e à construção de campanhas de nicho, com um “match” perfeito entre criatividade, dimensão, estádio de desenvolvimento e recursos disponíveis.

A metodologia pretende esmiuçar da relevância e da identidade da empresa ou da marca. Da forma como ela se apresenta aos outros, como conta a sua história e como envolve os vários públicos nela.

As empresas e as marcas têm um DNA, uma identidade própria. E, é preciso trabalhar essa identidade como a queremos apresentar e que atraia os seus stakeholders. Que os agarre na sua teia, que os fidelize para os levar à recomendação a outros.

Não basta ter uma boa ideia, uma loja aberta, ou um bom site para atrair negócio. É preciso muito mais. É preciso definir uma estratégia e agarrar as oportunidades. A comunicação consegue fazer isso.

Consulte a factsheet do Modelo GO360 e fale connosco.

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