Comunicar (bem) em tempos adversos

Comunicação de Crise

Comunicação de Crise

 

No contexto da pandemia provocada pelo novo coronavírus, qualquer falha na comunicação (interna ou externa) pode agravar (ainda mais o momento) ou danificar a reputação. Dicas e sugestões úteis para apoiar os ajustes que as organizações estão a fazer às suas estratégias de Comunicação.

 

Face à complexidade do cenário atual e do ambiente alargado de incerteza que se vive, as organizações precisam de se adaptar e de antecipar.  É expectável que existam cada vez mais ameaças com um impacto na reputação e na confiança de médio prazo.

É decisivo endereçar este problema com capacidade acrescida para comunicar de forma transparente, regular e credível, dispondo de plataformas de contacto adequadas aos desafios e às necessidades dos públicos.

Destacamos alguns conteúdos que elaborámos nos últimos tempos sobre Comunicação de Crise. Acreditamos que algumas destas dicas e sugestões poderão ser-lhe úteis nos ajustes que está necessariamente a fazer à sua estratégia de comunicação.


COMUNICAÇÃO DE CRISE | ALGUNS CONTRIBUTOS PARA COMUNICAR EM TEMPOS MAIS ADVERSOS
  1. Como proteger a sua organização numa crise de confiança
  2. O que dizer (e o que não dizer) 
  3. Erros na comunicação em crise
  4. Como enfrentar a crise
  5. O que fazer quando crise de reputação lhe bate à porta
  6. Como transformar adversidades em oportunidades
  7. Novos paradigmas na gestão de crises
  8. Em crise, o timing é tudo & Nem sempre o silêncio é de ouro
  9. Como proteger a reputação da sua empresa
  10. Agilidade é tudo em tempos adversos & Preparação, a chave para o sucesso

COMUNICAÇÃO DE CRISE | O QUE FAZER?
  • Definição de fonte primária de forma a garantir que as informações sejam divulgadas de forma precisa e oportuna para o/os público/s relevante/s.
  • Onde e quando distribuir informações relacionadas com a crise.
  • É importante que se mantenha uma única voz tendo comunicações e mensagens consistentes apenas de porta-vozes aprovados.
  • A mensagem deve estar alinhada com os nossos valores e código de conduta.
  • Ter e manter mensagens claras e consistentes durante todo o processo é vital.
  • Elaborar a mensagem oficial COVID_19 – o que estamos a fazer / o que vamos fazer.
  • Definir para quem e como (plano de ação para cada um dos públicos, com o ajuste adequado da mensagem).

A fórmula para comunicar em momento de crise parece difícil, mas é simples: relevância + autenticidade + impacto.

Caso lhe faltem os recursos necessários para dar resposta à comunicação de crise e aos desafios que este período impõe, temos a capacidade tecnológica e humana para ajudá-lo.