u’ve got mail

Mar 25, 2020

Comunicar (bem) em tempos adversos

Comunicação de Crise

Comunicação de Crise

 

No contexto da pandemia provocada pelo novo coronavírus, qualquer falha na comunicação (interna ou externa) pode agravar (ainda mais o momento) ou danificar a reputação. Dicas e sugestões úteis para apoiar os ajustes que as organizações estão a fazer às suas estratégias de Comunicação.

 

Face à complexidade do cenário atual e do ambiente alargado de incerteza que se vive, as organizações precisam de se adaptar e de antecipar.  É expectável que existam cada vez mais ameaças com um impacto na reputação e na confiança de médio prazo.

É decisivo endereçar este problema com capacidade acrescida para comunicar de forma transparente, regular e credível, dispondo de plataformas de contacto adequadas aos desafios e às necessidades dos públicos.

Destacamos alguns conteúdos que elaborámos nos últimos tempos sobre Comunicação de Crise. Acreditamos que algumas destas dicas e sugestões poderão ser-lhe úteis nos ajustes que está necessariamente a fazer à sua estratégia de comunicação.


COMUNICAÇÃO DE CRISE | ALGUNS CONTRIBUTOS PARA COMUNICAR EM TEMPOS MAIS ADVERSOS
  1. Como proteger a sua organização numa crise de confiança
  2. O que dizer (e o que não dizer) 
  3. Erros na comunicação em crise
  4. Como enfrentar a crise
  5. O que fazer quando crise de reputação lhe bate à porta
  6. Como transformar adversidades em oportunidades
  7. Novos paradigmas na gestão de crises
  8. Em crise, o timing é tudo & Nem sempre o silêncio é de ouro
  9. Como proteger a reputação da sua empresa
  10. Agilidade é tudo em tempos adversos & Preparação, a chave para o sucesso

COMUNICAÇÃO DE CRISE | O QUE FAZER?
  • Definição de fonte primária de forma a garantir que as informações sejam divulgadas de forma precisa e oportuna para o/os público/s relevante/s.
  • Onde e quando distribuir informações relacionadas com a crise.
  • É importante que se mantenha uma única voz tendo comunicações e mensagens consistentes apenas de porta-vozes aprovados.
  • A mensagem deve estar alinhada com os nossos valores e código de conduta.
  • Ter e manter mensagens claras e consistentes durante todo o processo é vital.
  • Elaborar a mensagem oficial COVID_19 – o que estamos a fazer / o que vamos fazer.
  • Definir para quem e como (plano de ação para cada um dos públicos, com o ajuste adequado da mensagem).

A fórmula para comunicar em momento de crise parece difícil, mas é simples: relevância + autenticidade + impacto.

Caso lhe faltem os recursos necessários para dar resposta à comunicação de crise e aos desafios que este período impõe, temos a capacidade tecnológica e humana para ajudá-lo. 

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting