A responsabilidade social é tendência entre as marcas

Responsabilidade social

 

A responsabilidade social tem vindo a tornar-se um tema trendy no universo comercial, com cada vez mais marcas a investir em causas sociais, em produtos adaptados e numa escuta ativa quanto às necessidades do consumidor atual e do futuro.

A verdade é que cada vez mais a responsabilidade social corporativa é um tema em debate e as marcas têm vindo a procurar responder de forma mais direta às necessidades dos consumidores.

Campanha Changing the Game da Microsoft

A Microsoft lançou a campanha Changing the Game (We All Win) para o seu projeto Xbox Adaptive Controller que permite facilitar a interação de crianças com algum tipo de deficiência com a consola de videojogos Xbox.

O vídeo da campanha tem apenas 1 minuto e conta a história de algumas crianças com deficiência e da sua experiência com a nova funcionalidade da Xbox. Veja aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=CM2QJO2IDFo

Esta campanha de ativação de marca foi desenvolvida pela McCann New York e foi a grande vencedora da categoria Brand Experience & Activation no Cannes Lions 2019.

O mundo dos videojogos tem cada vez mais adeptos e é neles que muitos dos jovens podem concretizar sonhos ou ter momentos de diversão singulares. Enquanto a maior parte das crianças estariam aptas a desfrutar durante um destes jogos, as crianças com algum tipo de deficiência motora estavam limitadas a poderem usufruir destas experiências.

Este é um tópico sensível e sobre o qual a Microsoft refletiu para poder desenvolver um projeto inovador. Um dos pontos altos da campanha criada pela McCann passou pela organização de um torneio inclusivo com participação de jogadores com ou sem deficiência.

A tendência da responsabilidade social corporativa

Este novo rumo da comunicação das marcas dita uma tendência que tem vindo a ganhar terreno. É sempre positivo ver que o mercado da publicidade e marketing se tem aproximado cada vez mais das comunidades envolventes e procurado dar resposta às suas necessidades.

As campanhas socialmente orientadas, como é o caso da campanha da Microsoft referida acima, marcaram grande presença no festival Cannes Lions 2019, o que revela a tendência crescente desta vertente de marketing direcionado.

Diferentes opiniões em Cannes

Mas será esta uma tendência positiva? Há quem defenda que não.

Saurabh Varma, CEO da Publicis South Asia referiu que Cannes se tornou muito “cause-y” e que existem cada vez mais marcas que procuram destacar-se pela diferença apoiando causas sociais, banalizando por vezes temas sensíveis.

Estas campanhas são benéficas para as empresas a nível comercial e a Microsoft é prova disso uma vez que os controladores adaptados presentes nesta campanha fizeram sucesso entre os consumidores.

A Microsoft revelou que a sua preocupação essencial seria a opinião que consumidores têm da marca e da sua posição corporativa perante temas sociais e não simplesmente o aumento do número de vendas.