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Set 29, 2023

O papel das Relações Públicas nas Empresas Tecnológicas

empresas tecnológicas

As relações públicas (RP) exercem um papel crucial para as empresas tecnológicas, particularmente enquanto suporte à procura de destaque e diferenciação relativamente a outras empresas na mesma indústria. O papel das RP passa por conseguir refletir eficazmente valores, motivações e objetivos da marca, o que, consequentemente, permitirá gerar um aumento da sua visibilidade e credibilidade. A rapidez associada ao setor da Tecnologia potencia a necessidade de as empresas estarem em constante modo de atualização, tornando as RP um elemento altamente complexo, volátil e competitivo.  

 Definição de Relações Públicas 

As RP são conhecidas por gerir a partilha de informação e a comunicação entre a organização e os seus stakeholders, desde colaboradores a investidores e clientes. Permitem ainda a divulgação de determinada organização através, por exemplo, de social media que, oportunamente, acarretam um custo reduzido. Contribuem também para uma melhoria na gestão de crises, que incluem situações de emergência e cenários imprevistos. Esta gestão é responsável pela proteção da reputação, preparando respostas a eventuais situações inesperadas, com o objetivo de as abordar da perspetiva mais eficaz. 

 Vantagens das RP 

Antes de estabelecer qualquer estratégia, é necessário compreender os benefícios que as RP acarretam para empresas tecnológicas. Associado ao conceito de RP, uma das vantagens é a possibilidade e facilidade do processo de comunicação, assim como o fortalecimento da relação com o seu público. Eventualmente, estes aspetos contribuem para a credibilidade da própria marca sempre que esta é mencionada positivamente. O aumento da notoriedade da marca – brand awareness – possibilitará o incremento da sua visibilidade e reconhecimento entre decisores. 

É sabido que as RP colaboram, também, na criação e promoção de uma imagem positiva da marca, o que resulta numa reputação concreta que é fundamental para o seu estatuto. Esta imagem é transmitida, logicamente, através dos media, pelo que esta tarefa contribui para a melhoria da relação com os órgãos de comunicação social e os seus profissionais como, por exemplo, jornalistas especializados no setor no qual atua a respetiva organização. Ter a oportunidade de ser referenciado por terceiros potencia o aumento da credibilidade da sua marca. 

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