Radiografia do Consumo em Portugal: Portugal na dianteira da Europa Ocidental

  • Europa passa por um contexto de decréscimo de vendas em volume
  • Em contraste, volume impulsiona crescimento dos BGC no mercado nacional
  • O crescimento total em Portugal é o mais elevado da Europa Ocidental

 Lisboa, dezembro de 2019 – O consumo em Portugal está a passar por um bom momento, com uma taxa de crescimento significativa em todos os trimestres ao longo do último ano. Apesar de o crescimento entre os Bens de Grande Consumo (BGC) apresentar no terceiro trimestre o menor crescimento para 2019, o dinamismo verificado neste período – 4,2% – soma-se a um incremento de 4% já registado no período homólogo. Este crescimento acumulado aponta para uma performance positiva do mercado.

O crescimento em volume de 3,4% verificado neste terceiro trimestre é o principal motor deste desempenho, indicador positivo que se associa um nível de confiança elevado entre os consumidores Portugueses, boas perspetivas financeiras e mais dinheiro para gastar.

Num contexto de decréscimo de volumes na média europeia, Portugal destaca-se com o mais elevado crescimento em quantidade de toda a Europa, demonstrando que os portugueses estão, de facto, a comprar mais, ao contrário daquilo que acontece na maioria dos países mais próximos como a Alemanha (-1,9%), a França (-1,3%), a Bélgica (-0,9%) e o Reino Unido (-0,2%), cujos decréscimos em volume são reflexo de um consumo menos positivo.

Portugal na dianteira do crescimento em valor

Quando comparamos a realidade em Portugal com a média dos 15 países que constituem a Europa Ocidental, verificamos que o consumo de BGC no mercado nacional surge destacado, com o mais elevado crescimento em valor – 4,2% – face a uma média de 1,1% nesta região.

Já num panorama alargado, o consumo em Portugal sobrepõe-se também à média de 3,1% entre os 32 países europeus analisados pela Nielsen.

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No que diz respeito à performance por Categorias, é na alimentação que se apresenta o maior crescimento do trimestre, com um incremento de 6% em Congelados e Mercearia.

As expectativas para o resto do ano

“O momento é positivo para o consumo no mercado nacional. Neste terceiro trimestre do ano o crescimento, quer em volume, quer em valor, supera o período homólogo, que já era muito dinâmico, e mantém-se ainda numa tendência de crescimento acima da realidade europeia. Com consumidores portugueses mais propensos para o consumo e mais confiantes no futuro, a introdução da inovação e de uma oferta diferenciada é seguramente uma oportunidade de sucesso para marcas e retalhistas”, aponta Ana Paula Barbosa, Retailer Vertical Director da Nielsen Portugal.

 

Notas:

Efeito-preço = A variação do valor gasto por um shopper por uma unidade (item), em resultado da inflação dos preços, e/ou da substituição de um item de determinado valor por outro de um valor diferente.

Crescimento em Valor = Efeito-preço + Crescimento em Volume

Sobre o Nielsen Growth Reporter:

O Nielsen Growth Reporter compara dinâmicas globais de Mercado (valores e unidades vendidas) no setor europeu de Bens de Grande Consumo. Encontra-se sustentado na monitorização de vendas desenvolvida pela Nielsen em 28 mercados e cobre as vendas realizadas no comércio tradicional, hipers e supers, lojas de conveniência. Encontra-se sustentado na seleção mais abrangente possível de categorias de produto que são continuamente medidas pela Nielsen em cada um destes países e canais.

Sobre a Nielsen:

A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de medição e análise de dados que disponibiliza a mais completa e confiável visão sobre consumidores e mercados em todo o mundo. A Nielsen encontra-se dividida em duas unidades de negócio. A Nielsen Global Media, o indicador de verdade sobre mercados de media, disponibiliza aos setores de media e publicidade métricas imparciais e confiáveis que criam uma compreensão partilhada sobre o setor necessária para o funcionamento dos mercados. A Nielsen Global Connect disponibiliza a marcas e retalhistas de Bens de Grande Consumo informação e insights precisos e práticos e uma visão completa de um mercado complexo e em mudança de que as empresas necessitam para inovar e crescer.

A nossa abordagem combina dados originais da Nielsen e outras fontes de informação para ajudar clientes a nível global a compreender o que está a acontecer no presente, o que vai acontecer no futuro e como agir com base neste conhecimento.

Uma empresa S&P 500, a Nielsen está presente em mais de 100 países, cobrindo mais de 90% da população mundial. Para informação adicional, visite https://www.nielsen.com/pt/pt/.