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Feb 1, 2023

How to create a viral campaign

campanha viral

Todos sabem como criar uma campanha viral. Mas esta não aparece tão facilmente como parece. A sorte tem um papel muito pequeno na equação. A maior parte do sucesso resume-se à perspicácia e criatividade.

É um equívoco comum que gastar dinheiro suficiente acabará por fazer com que uma campanha seja bem-sucedida. Pode haver algumas empresas que são capazes de o fazer, mas no final os seus esforços vão ser em vão. Campanhas intrusivas e aborrecidas servem apenas para alienar o público.

O Verdadeiro Segredo do Sucesso Viral

Quais são então os ingredientes secretos? Como poderia uma empresa ganhar a atenção generalizada e ocupar organicamente as notícias, se a sorte e o dinheiro não são a chave? Bem, a resposta é ‘simples’ – criatividade e perspicácia.

A Hectare Agritech é uma startup do Reino Unido especializada em soluções agrícolas. A sua plataforma de comércio de gado online, SellMyLivestock, teve um sucesso decente no Reino Unido, mas a empresa queria elevar o seu perfil, e, mais importante, desejava confirmar se existia interesse internacional no seu produto.

Ambos os objetivos foram alcançados com uma campanha. Foi criada uma aplicação ‘falsa’ que funcionava de forma semelhante ao Tinder, mas para o gado. O ‘Tudder’ teve sucesso na área das aplicações românticas e de encontros. Os utilizadores podiam deslizar em torno de perfis de vacas e touros. Gostar deles provocava um efeito sonoro de mugido antes de levar os utilizadores ao perfil de SellMyLivestock do animal.

Um Dia dos Namorados criativo

Os jornalistas receberam cartões do Dia dos Namorados, contando-lhes sobre a campanha e convidando-os a participar em briefings aos meios de comunicação social. Estes foram acompanhados por um bem-humorado press kit.

Os agricultores no Reino Unido e em todo o mundo eram o público principal, mas a campanha tornou-se uma sensação viral. Apareceu nos maiores e mais influentes órgãos de comunicação social do mundo. A “aplicação de namoro de vacas” também se infiltrou na cultura pop e foi tendência nas redes sociais, conquistado 157 milhões de alcançadas no Twitter.

Os meios de comunicação social do setor acompanharam a história, o que, combinado com o interesse do público, levou a uma grande quantidade de visitantes ao website e a novos registos na plataforma.

A campanha utilizou os princípios da boa comédia: foi simples e inteligente. Pegaram em temas familiares da vida quotidiana – Dia dos Namorados e aplicações de encontros – e combinaram-nos de forma criativa com a atividade da empresa.

Hoje, a sensação viral é apenas uma memória, mas os novos clientes e a atenção global dentro da indústria ainda são duradouros. O que nos leva a outro ponto importante: não só precisamos de saber como criar uma campanha viral, mas também porque é que o queremos fazer.

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