u've got mail

Jan 27, 2022

Creating campaign value for long-term strategy

Creating Value 2022-2026

Creating Value 2022-2026

“Portugal Agora” apresenta agenda “Criar Valor 2022-2026” para contribuir para debate estratégico alinhado com próximo ciclo governativo.  Documento, em apresentação aos partidos políticos nestas semanas de campanha, aponta prioridades e iniciativas, numa ótica de criação de valor.

A “Criar Valor 2022-2026” tem como intuito facilitar a passagem da estratégia à ação – gerando propostas concretas para políticas públicas ou iniciativas da sociedade civil – e não pretende ser um programa completo e exaustivo de governo, mas uma visão que será promovida e partilhada junto de entidades relevantes, nomeadamente partidos políticos, e do público em geral.

Apresentação e partilha com os partidos políticos nestas semanas de campanha evidencia vontade de influência da plataforma na definição de políticas em Portugal, assente numa lógica de facilitação de consensos e gestão de recursos e condições para a sua concretização. Alinhamento com ciclo governativo é base para desenvolvimento a longo prazo.

A proposta para este quadriénio assenta nas quatro dimensões do projeto (Portugal Atrativo, Portugal do Conhecimento, Portugal Empreendedor e Portugal Resiliente), com diversas propostas para cada uma delas, que se reforçam mutuamente e representam um aproveitamento das vantagens competitivas de Portugal, no contexto do mundo globalizado.

Na primeira, salienta-se o imperativo de simplificação de processos de investimento/inovação/empreendedorismo, aliado às infraestruturas e à potenciação da diáspora, para conseguir a atração de talento profissional, de estudantes e de migrantes. Na base está a promoção de Portugal com um projeto integrado para a sua “marca”.

Na dimensão do Conhecimento as propostas da agenda alicerçam-se numa cultura de descoberta, aprendizagem e inovação e vão desde uma Educação reinventada com competências sociais e metodologias experienciais, até à reconversão profissional para a economia digital. Recentrar o sistema científico e tecnológico, com ensino global das bases da Inteligência Artificial, e a Autonomia e Financiamentos Plurianuais no Ensino Superior são outros temas.

Cidadania e Democracia
A “Criar Valor 2022-2026” trata a dimensão empreendedora com propostas para novos produtos, novas tecnologias e novos processos de gestão, a desenvolver através de um enquadramento legislativo do Trabalho para a competitividade e um quadro nacional de elevado impacto para o Empreendedorismo. Plataformas de inovação para a economia circular, programas nacionais de Envelhecimento ativo e Empreendedorismo Sénior, “Urban Farming” e Cidadania Digital são algumas das outras iniciativas.

A dimensão Portugal Resiliente tem como base garantir as condições essenciais à vida em sociedade e das propostas constam o Ensino generalizado de cibersegurança, um Programa Nacional “Sustainable Urban Heating”, a criação de um Governance público ágil e baseado em dados e de um cluster de saúde digital em Portugal. A resiliência logística e da democracia, com as respetivas estratégias nacionais, são também temas.

“Acreditamos que a visão estratégica assente nestas quatro dimensões torna mais claro o caminho a seguir para o Portugal que queremos nos próximos anos e que as propostas atrás explicitadas serão passos sólidos neste trajeto”says the chairman of the board of "Portugal Agora".

“E serão, queremos crer, um estímulo para quem pode implementar (sejam governos, empresas, fundações, universidades, escolas ou autarquias) – muitas vezes, em parceria, num espírito de colaboração e ‘trabalho de equipa’ que devemos promover cada vez mais em Portugal”, defende Carlos Sezões.

Para além da Carlos Sezões, CEO da Darefy, a atual direção da “Portugal Agora”, conta com Miguel Leocádio (Axians), como vice-presidente e uma equipa de seis vogais: Rita Oliveira Pelica (OnYou); André Ribeiro Pires (Multipessoal); Leonor Pipa (Link to Leaders); Carlos Sá Carneiro (aicep Portugal Global); Ana Rita Pereira (Microsoft); Miguel Marques Paulo (Siemens); Inês Silva (Euroconsumers).

About Portugal Agora:
O projeto “Portugal Agora” destina-se a criar uma visão, desdobrada em modelos estratégicos para o país, para as próximas décadas. Tal será conseguido através de um espaço plural de discussão, durante um período delimitado, com o intuito de determinar onde são possíveis convergências, que se materializem em prioridades, nas quais Portugal se possa desenvolver. O projeto assume dimensões estratégicas
– Atratividade, Conhecimento, Empreendedorismo – para Portugal e quer ligá-las à execução e à ação.

Contact details of Advice from Imprbag

Say U Consulting

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(national fixed network call cost)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting