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Oct 7, 2015

The steps to achieving Integrated Marketing

successsteps marketingOs profissionais do Marketing têm hoje mais escolhas que nunca relativamente ao modo como promovem os seus produtos ou serviços. Para além de métodos tradicionais, tais como a publicidade em imprensa e o marketing direto, o email marketing, a publicidade online e as múltiplas plataformas de social media ou o marketing mobile conquistaram o seu espaço. E tal como muitas organizações têm vindo a perceber, o que resulta na publicidade impressa não resulta tão bem ou de todo na Web e nas redes sociais – e vice-versa.

Apesar de não existir uma fórmula única para criar uma campanha de marketing integrado bem-sucedida, existem passos que as organizações e os responsáveis pela área podem tomar para maximizar o seu resultado.

Ter uma imagem clara de quem é o nosso público-alvo. É importante conseguir identificar claramente os nossos destinatários, o seu perfil, atitudes, interesses e necessidades e criar mensagens-chave nos canais de comunicação adequados para os alcançar.

Escolher os canais. Nem todos utilizam o Facebook ou leem uma revista. Para além de questionar que canais o nosso público usa devemos perguntar-nos quais são os seus pontos fortes e fracos e de que modo nos vão ajudar a alcançar os nossos objetivos. É preferível concentramo-nos nos canais mais eficazes do que tentar estar em todo o lado ao mesmo tempo.

Ter uma visão consistente. Uma identidade visual é mais que um logo. Integra ter um conceito único, estilo de fotografia e gráficos, cores e fontes. Todos os elementos a utilizar devem parecer ter a mesma origem para que, por exemplo, alguém que leia uma newsletter ou brochura consiga uma ligação visual imediata quando visite o website da organização.

Criar conteúdo claro para múltiplos canais. Porque pode ser necessário a um indivíduo entrar em contacto com a marca várias vezes para a reconhecer ou reconhecer uma mensagem de marketing, o esforço de comunicação deve integrar algumas caraterísticas. A mensagem deve ser clara, despertar o interesse e ser consistente, sendo ainda possível de ajustar para poder ser divulgada em plataformas ou sob formatos distintos.

Assegurar que a mensagem é integrada. Deve ser prestada atenção para que a campanha de marketing conduza ao seu objetivo final, quer este seja um website – que permita a realização de compras, reservas ou subscrições de informação, ou um perfil em social media – que incentive à interação.

Assegurar que as equipas trabalham em conjunto. Caso existam vários membros numa equipa a trabalhar em diferentes projetos integrados numa mesma campanha de marketing, torna-se útil facilitar a comunicação para que a mensagem seja consistente e consolidar diretrizes para a marca durante toda a campanha.

Avaliar o progresso de uma campanha. O mais importante aspeto de qualquer campanha de comunicação, e especialmente de uma campanha integrada, é utilizar as métricas e processos de análise certos para compreender de que modo estamos a alcançar os resultados propostos.

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