u've got mail

Jul 10, 2024

#SayUIsTurning15 | 15 years of communication: now what?

News Of The World ©IMDb

"For many years I rode on horseback in the sun, rain, and wind to read news to people who didn’t have newspapers or couldn’t read. I believe that information is essential for everyone.” – Capitão Jefferson Kyle Kidd 

15 anos de comunicação: e agora?

No mês em que a SayU Consulting celebra 15 anos, relembramos a importância da inovação e da comunicação enquanto elemento crucial para o sucesso das empresas.

Num mercado em constante evolução, lançamos a terceira parte do estudo sobre o papel da Comunicação na construção e gestão de relações com os stakeholders das organizações portuguesas. Com foco no Business-to-Business (B2B), o “InterComm Report B2B: #TheWOWFactor 23 » 24”, destaca a necessidade de repensar a comunicação B2B, focando-se na criação de valor e na diferenciação através da inovação.

 

Repensar a comunicação B2B 

O “InterComm Report B2B: #TheWOWFactor 23 » 24” salienta a importância de repensar a produtividade, assente na competitividade do mercado e na estrutura económica e social do tecido empresarial. Introduzindo um novo enquadramento para cimentar a criação de valor e a capacidade de diferenciação, partimos de uma lógica de produção. Assim transitando de um paradigma made in para um patamar created in, que privilegie a inovação. 

A inovação exige agilidade enquanto capacidade para criar novidade e responder à mudança. Num ambiente de alterações, avanços tecnológicos a ritmo acelerado, novos modelos de negócio e formatos de trabalho, as organizações de dimensão mais reduzida e com expetativas de maior desenvolvimento potencial. Especificamente PME e Startups, tornam-se num foco de particular interesse e âmbito fundamental de estudo.

 

Panorama atual de comunicação B2B 

No panorama atual da comunicação B2B, é fundamental construir relações de confiança com stakeholders para impulsionar o crescimento dos negócios, concretizando a indispensável migração para a comunicação digital. Em plataformas online e redes sociais, nas quais o conteúdo corporativo, através de uma adequada comunicação institucional e técnica, poderá diferenciar empresas na construção da sua reputação.

 

Transformação digital e criação de histórias de marca em B2B

A transformação digital na comunicação B2B, com o desenvolvimento de narrativas atraentes, num equilíbrio entre o presencial e o digital e numa abordagem omnicanal, valoriza a necessidade de uma mensagem consistente. Que potencialize a criação de histórias de marca em B2B, com a transmissão de mensagens autênticas.

 

Comunicação com integridade 

Em relações públicas, é essencial atuar com ética, honestidade e transparência, na virtude de construir relações de confiança com diversos players do mercado. Desde clientes, fornecedores, parceiros e público. Numa era em que se comunica mais do que nunca, a autenticidade, a par de uma mensagem alinhada com os valores e a missão da organização, é essencial.  

Para uma atualização constante, imperativa, é vital apostar at aprendizagem contínua e autorreflexão, de forma a avaliar o que está a ser feito e obter feedback, garantindo que se alcançam os interesses de clientes e do público.

  

Envolvimento de stakeholders em comunicação B2B 

O envolvimento dos stakeholders na comunicação B2B acarreta o desenvolvimento de estratégias nas quais a personalização da mensagem para atender às suas necessidades específicas e a transparência dão origem a canais de comunicação bidirecionais, com opiniões e feedback.

  

Networking 

Alcançar a notoriedade exige a criação de uma rede de contactos profissional e pessoal. Através de eventos, grupos e comunidades online, é possível conhecer pessoas com interesses e saberes valiosos, que nos poderão abrir portas para novas oportunidades. Tais como parcerias e colaborações, desenvolvimento profissional, conhecimentos, novas perspetivas e reconhecimento.

  

Estratégia de comunicação B2B bem-sucedida 

Para construir uma estratégia de comunicação B2B bem-sucedida é essencial considerar necessidades de mercado e táticas de comunicação institucional. Adaptando-se aos mercados que potencializem o desenvolvimento de relações de confiança com stakeholders. As mesmas pretendem ser sólidas e duradouras.  

Não obstante aos pontos referidos, é indispensável a medição e avaliação da eficácia da comunicação através da aplicação de métricas quantitativas e qualitativas, pesquisas de satisfação, análise de dados de vendas e desempenho de negócios, com a contínua revisão, flexibilização e adaptação das estratégias.

 

Continuação de um legado de 15 anos 

Todos estes fatores são elementos de uma evolução natural da comunicação e da informação. Em séculos passados, homens a cavalo faziam quilómetros e quilómetros para partilhar as notícias com quem não sabia ler.  

Atualmente, com um clique temos acesso a informação quase ilimitada sobre qualquer tema. Esta acessibilidade merece uma reflexão sobre como deverá ser comunicada a informação e com que propósito, sem descurar as necessidades e os estímulos do público, sem o qual não existe comunicação. 

Passados 15 anos, deparamo-nos com diversas questões, em especial como poderá a comunicação manter-se importante entre tanta oferta e variados impactos?

 

Como poderá comunicação manter-se importante entre tanta oferta e variados impactos? 

Como resposta, continuaremos a repensar a comunicação B2B, numa perspetiva atual e de futuro, procurando criar valor com inovação e relevância.   

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(national fixed network call cost)
letus@say-u.pt